AGENOR BARRETO PARENTE

Nascido em Camocim - Ceará, em 15 de novembro de 1926. Curso Primário, em sua cidade natal, na Escola Paula Hebréia Camargo e no Grupo Escolar. Curso Ginasial no Colégio Militar do Ceará, depois transformado no Colégio Floriano Peixoto, Colégio São Luís e Liceu do Ceará. Ingressou na Universidade de São Paulo em 1945, tendo cursado a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, até 1949, quando se formou.


Suas primeiras atividades jurídicas, ainda que burocráticas, se iniciaram em 1945, como secretário do Departamento Jurídico do partido Comunista do Brasil. Com o fechamento do PCB, em 1947, passou a integrar o Escritório Rio Branco Paranhos, como Estagiário, até 1949. Em 1950 passou a associado do referido escritório, situação em que permanece até hoje.


Professor substituto do Direito do Trabalho, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, na década de 1960.


Autor do opúsculo "Lei do Salário-Família Comentado", Edição Fulgor (1964).


Foi Advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carnes e de Frios e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Bebida e Cerveja em Geral.


Continua atuando como Advogado do Sindicato das Costureiras e Alfaiates; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem; Sindicato dos Mestres e Contramestres e Pessoal de Escritório e Chefia na Indústria de Fiação e Tecelagem; Sindicato dos Gravadores de Discos; Sindicato dos Operadores Cinematográficos; e Sindicato dos Empregados em Cinema.


Fundador e Primeiro Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

Comendador pela Ordem do Mérito do Tribunal Superior do Trabalho.


Comendador pela Ordem do Mérito do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.


Membro da Comissão Especial designada pela Presidência da República, para solucionar o impasse decorrente da suspensão da construção do prédio do Tribunal do Trabalho da Segunda Região.


E-mail: parante@riobrancoparanhos.adv.br

CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA CAIANA

Formou-se em Direito em dezembro de 1974, pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Taubaté.


É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP.


Foi Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.


Foi Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e Vice-Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/SP.


Integrou a Delegação Brasileira na VIII Conferência dos Juristas da América, Havana-Cuba.


É Mediador de Conflitos credenciado pelo CLAMA-Centro Latino Americano de Mediação e Arbitragem.


Foi advogado de várias entidades sindicais, entre as quais, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, onde atuou por cerca de 15 anos.


Teve ativa participação na apresentação de propostas na Assembléia Nacional Constituinte, recebendo homenagem do Relator da Comissão dos Direitos dos Trabalhadores, Deputado Mario Lima, em discurso proferido em agosto de 1987, inserido nos anais daquela Casa de Leis.


Foi o único advogado paulista a participar da Comissão de Direito do Trabalho, da XVII Conferência Nacional dos Advogados, posicionando-se ao lado de colegas de outros Estados, como Celso Soares, Moema Baptista e Clair Flora Martins, contra a criação das comissões de conciliação prévia e a flexibilização dos direitos dos trabalhadores.


É o autor de vários trabalhos jurídicos publicados.


E-mail: caiana@riobrancoparanhos.adv.br

EVANDRO RIBEIRO JACOBSEN

Advogado de1981, formado pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas.


Especializou-se em Direito do Trabalho, tendo acentuada experiência em execução judicial trabalhista.


Foi Advogado dos Trabalhadores nos Sindicatos dos Artistas de São Paulo, dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados e, desde 1989, também presta Assessoria Jurídica aos Trabalhadores do Sindicato dos Mestres e Contra Mestres de São Paulo.


Realizou inúmeros cursos de extensão universitária, em Direito Individual e Direito Coletivo do Trabalho, destacando-se A Problemática Trabalhista na Constituição de 1988 e O Direito Coletivo do Trabalho Brasileiro.


E-mail: evandrojacobsen@riobrancoparanhos.adv.br

FERNANDO BRANCO WICHAN

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Braz Cubas, em 1982.


Especializou-se em Direito do Trabalho, tendo marcada experiência na área de execução judicial trabalhista.


Foi Advogado do Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Vidros de 1984 a 1989.


Foi advogado do Sindicato dos Artistas de São Paulo nos anos de 1985 e 1986.


Foi advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de 1977 a 1985.


E-mail: fernandowichan@riobrancoparanhos.adv.br

NELSON ROTHSTEIN B. PARENTE

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


Trabalhou no Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras de São Paulo e Osasco, no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem, Malharia e Meias, Cordoalha e Estopa, Acabamento de Confecções de Malhas, Tinturaria e Estamparia de Tecidos, Fibras e Especialidades Texteis de São Paulo, Itapevi, Cotia, Caieiras e Franco da Rocha e no Sindicato dos Vidreiros, cuidando tanto de dissídios individuais quanto coletivos.


Foi conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.


É Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.